Trabalho de limpeza pública em Alto Araguaia atendeu seis bairros em menos de 30 dias

Trabalho irá atender todos os bairros. Ação é elogiada e reconhecida pelos moradores

Por Marcos Cardial | Assecom/AIA

Iniciado no último dia 16 de abril, o trabalho de limpeza pública no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) já beneficiou seis bairros. Mesmo com a frustração de receita por conta da crise econômica, a prefeitura colocou em prática um planejamento e contratou uma empresa para atuar nesta frente de serviço, que atualmente concentra ações no Bairro Aeroporto.

O trabalho já atendeu os bairros Beira Rio, Alvorada, Cohab 1 e 2, Setor Castro, São Francisco de Assis e Boiadeiro. Por onde passam os 24 servidores fazem varrição de ruas, capina, limpeza de calçadas e removem materiais descartados de forma irregular pelas ruas da cidade. O trabalhando é feito de segunda a sexta-feira. A medida garante a revitalização dos espaços e melhora do aspecto urbanístico com a limpeza de ruas.

Diariamente são retirados entre quatro e cinco caminhões com entulhos diversos como galhos, móveis velhos, resto de construção civil e terra, o que gera cerca de 30 toneladas de material por dia. O trabalho tem mudado o cenário dos bairros e é alvo de elogio por parte dos moradores.

FISCALIZAÇÃO - Além de efetuar a limpeza, a prefeitura também atuará em outra frente: fiscalizar para evitar que moradores descartem entulhos diversos nas ruas e calçadas. Os responsáveis em um primeiro momento serão notificados e com prazo para efetuar a remoção. Caso nenhuma medida seja tomada é aplicada multa. A medida tem como base o Código de Postura da cidade, instituído pela Lei Municipal nº 597 de 20 de novembro de 1990.

A fiscalização também tem como alvo os terrenos baldios. Conforme o Código de Postara, em seu capítulo IX no Artigo 144, o proprietário é obrigado a manter a manutenção e limpeza do imóvel mantendo livre de mato, lixo, detritos ou quaisquer substâncias nocivas a higiene pública ou que prejudique a estética urbana.

A orientação aos moradores é que não descartem lixo e outros materiais em locais irregulares. Para evitar esse tipo de ação que prejudica a limpeza urbana, a prefeitura deve criar, em locais estratégicos nos bairros, os chamados ecopontos para receber entulho, restos provenientes da poda de árvores, móveis velhos diversos, materiais recicláveis, aparelhos eletrônicos velhos e pneus inservíveis.